Escolha uma Página
Banner-Desentupidora-centro-1024x512 novo

Conteúdos

Dicas Simples Para Desentupimento Caseiro Residencial

Ter entupimentos em casa é um transtorno imenso, já que o problema precisa ser resolvido logo e dependendo do problema, é preciso auxílio profissional. No estado de São Paulo, são mais de 30 mil desentupimentos por ano e isso mostra a gravidade do problema.

Dicas Simples Para Desentupimento Caseiro Residencial

Para evitar dores de cabeça, é preciso prevenir e seguir dicas simples de higiene e limpeza para não sofrer com entupimentos. Agora se o entupimento já ocorreu, esse artigo ajudará com dicas simples, a fazer o desentupimento residencial superficial, de forma eficiente e rápida. 

Dicas de Organização: Veja Como Deixar sua Casa Sempre em Ordem

Desentupindo ralos de pias

Um dos entupimentos mais simples de resolver é o entupimento de ralos de pias, seja de banheiros ou de cozinha. Nas cozinhas, os ralos entopem através do acúmulo de alimentos descartados ou qualquer outro tipo de lixo. 

Desentupindo ralos de pias

Já nos banheiros, a pia pode entupir com restos de sabonetes, fios de cabelo e dental, além de restos de cremes entre outros. Em ambos os casos, o encanamento usa um sifão, um cano em forma de T feito de inox ou pvc sanfonado flexível, que é ligado a rede de esgoto.

O Sifão muitas vezes, pode acumular sujeira e acabar entupindo o ralo, ao invés de ser um problema da rede de esgoto. Nesse caso, a solução é retirá-lo e fazer a limpeza e o próprio morador pode fazê-lo. É preciso de luvas, água e sabão, uma esponja e 2 baldes, além de uma escova higiênica.

Mantenha a torneira fechada e retire o sifão, que geralmente é rosqueado a cuba e ao encanamento de esgoto. Coloque um balde para que qualquer líquido ou sujeira não caia no chão. Lave o sifão e retire toda sujeira que existir, jogando a mesma no lixo. 

Depois de limpo, recoloque-o e abra a torneira para que todo sabão possa enxaguar a peça. Se não houver mais problemas com entupimentos, possivelmente essa limpeza era o suficiente para resolver o problema. Faça essa limpeza a cada 6 meses.

Desentupindo Vaso sanitário

O Vaso sanitário é onde os casos de entupimentos de esgoto mais aparecem. Um entupimento em vaso é percebido, quando a água do vaso sobe além do normal, no momento da descarga. Além disso, odor fétido que não passa com uma limpeza, também é sinal que o esgoto está obstruído. 

Desentupindo Vaso sanitário

Nesse caso, a primeira dica é usar um desentupidor de borracha, muito comum e uma das alternativas domésticas mais eficientes. O desentupidor serve para movimentar a sujeira e através da sucção e pressão, faz com que o lixo abra caminho e escoe.

Outra opção é fazer uma solução com bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre de maçã e jogar no vaso. Essa solução pode ajudar a amolecer possíveis detritos que estejam no caminho e dar espaço para água. 

Desentupindo canos

Os canos como ralos de chuveiro e de quintais, podem ser desentupidos, retirando a sujeira visível com auxílio de um arame comprido e firme, com uma leve curvatura na ponta. Assim, é possível retirar vários detritos de dentro do cano e melhorar o trajeto da água.

Desentupindo canos

Nos canos, é possível usar uma mangueira com boa pressão para fazer o desentupimento. Tenha uma mangueira comprida e flexível e ligue em uma torneira com alta pressão. 

Se tiver lavadora de alta pressão é melhor ainda! Acione a mangueira ou lavadora dentro do cano e dê descarga para que os detritos sejam pressionados e liberem o caminho. Depois desligue a lavadora e acione a descarga e observe se melhorou o escoamento da água.

As maiores causas de entupimentos

Os entupimentos podem acontecer em qualquer lugar, mas em residências, a maior causa ainda são hábitos de limpeza incorretos. Por exemplo, o descarte de lixo como resto de alimento em ralos, pode comprometer o encanamento da cozinha. 

As maiores causas de entupimentos

Mas pior ainda, é o descarte de óleo usado nas tubulações, algo que trás vários problemas como entupimentos e contaminação da água. Nos banheiros, fios de cabelo, fio dental podem entupir ralos e papel higiênico e absorventes o vaso sanitário. 

Muitas pessoas tem esse costume de jogar esse tipo de lixo no vaso, porém esse descarte com o tempo, compromete o esgoto e causar entupimentos. Até mesmo restos de sabonete podem auxiliar no problema. 

Em ralos de quintais, pelo de animais e folhas, podem entupir o esgoto. Todas essas situações podem ser evitadas ou amenizadas com pequenas medidas de mudanças de hábitos.

A primeira dica é sempre evitar de jogar lixo no ralo da cozinha. Ou tenha uma caixa de gordura que esteja sempre limpa ou um tampão no ralo, ou o conhecido ralinho japonês, um tipo de peneira em aço inox que retém a sujeira e deixa a água ir embora.

Tem problema ter lixo na pia da cozinha ou aumenta o risco de bactérias?

No ralo dos banheiros também é possível ter o ralinho japonês, mas em geral, as cubas possuem ralo próprio, que já evita que a sujeira entre em contato com as tubulações. No ralo do box do chuveiro, use ralo com fechamento, para que durante o banho não caia sujeira dentro dos canos. 

No vaso sanitário, o ideal é ter um lixo próximo para o descarte correto e jamais jogar qualquer tipo de objetos dentro do vaso. Em muitos países, é comum esse costume de jogar lixo no vaso, pois o sistema de esgoto possui tratamento e equipamentos próprios para essa limpeza. 

No Brasil o sistema de esgoto é bastante complexo e ainda ineficiente, o tanto como deveria. Hoje, pouco mais da metade da população brasileira tem saneamento básico, o que mostra que é necessário seguir meios de limpeza e higiene diferenciados para manter a saúde e qualidade de vida, enquanto mantém o funcionamento correto do esgoto.

Desentupimento Profissional

Desentupimento Profissional

Agora, se o entupimento em sua casa não se resolver com nenhuma das dicas que foram listadas aqui, o melhor é chamar com rapidez um serviço de Desentupidora Menor Preço, que possui pessoal capacitado e equipamentos de qualidade, que irão desobstruir o esgoto de sua casa, com a máxima eficiência e rapidez. Entre em contato agora e livre-se desse problema!

COMO ORGANIZAR A CASA: 101 DICAS ESSENCIAIS!