Escolha uma Página
Banner Desentupidora centro

Tempo de leitura: 6 minutos

6 TÉCNICAS PARA DESENTUPIR VASO SANITÁRIO

Pior que um vazamento de água, é o entupimento de esgoto, um problema relativamente comum que pode causar muitos transtornos e mau cheiro.

6 Formas de Desentupir Vaso

Mas por vezes, o entupimento acontece apenas no vaso sanitário e para evitar mais problemas, requer uma limpeza e desobstrução, antes que cause uma situação pior.

Antes de chamar uma desentupidora de sua região, as vezes o entupimento do vaso sanitário é algo simples que não requer um trabalho profissional, pois o uso de alguns produtos caseiros será o suficiente para resolver.

Neste artigo, daremos dicas de 6 Técnicas para Desentupir Vaso Sanitário que você pode fazer em sua casa sem gastar muito e de forma rápida e eficiente, além do que fazer quando for preciso solicitar ajuda profissional.

AS CAUSAS PARA ENTUPIMENTO DE VASO SANITÁRIO

O vaso sanitário é ligado diretamente com a rede de esgoto ou fossa séptica, e foi feito apenas para uso de descarte de dejetos fisiológicos.

Muitas pessoas tem o mau hábito de usar o vaso para descartar lixo como papel higiênico e absorventes, porém a rede de esgoto brasileira não é projetada para esse fim.

Por esse motivo, os entupimentos de vaso sanitário podem ser muito comuns e é preciso uma mudança de entendimento das pessoas, que a rede de esgoto não foi feita para receber lixo residual.

Entupimentos são situações que quando dão sinais, já estão ocorrendo pequenas obstruções aos poucos, demonstrando que é necessária uma mudança de atitude e limpeza especial no encanamento.

Para isso, algumas técnicas e produtos caseiros, podem ajudar e até resolver entupimentos superficiais.

TÉCNICAS DE DESENTUPIMENTO DE VASO SANITÁRIO

Antes de chamar uma desentupidora, é importante observar se o vaso está totalmente obstruído ou existe algumas áreas livres.

TÉCNICAS DE DESENTUPIMENTO DE VASO SANITÁRIO

Quando uma obstrução é total, geralmente a água não desce, mas enche e até pode transbordar. 

Nesse caso, observe se a água volta por ralos e se houver outros banheiros, se o mesmo acontece neles, pois caso contrário, o problema de entupimento é reservado apenas aquele vaso sanitário específico.

Eis alguns produtos e equipamentos para desentupir vaso sanitário em casa de maneira rápida e simplificada.

Desentupidor, garrafa e pano de chão

Feito de borracha e com um cabo para manuseio, o desentupidor não pode faltar em casa, já que em pequenos entupimentos, ele pode ser a solução do problema.

O desentupidor funciona por sucção, sendo pressionado contra a saída do esgoto e dessa forma, movimentando qualquer coisa que esteja obstruindo o caminho e liberando a passagem da água.

Na falta de um desentupidor, uma garrafa tipo pet pode ser usada, pois sua ação funcionará exatamente igual um desentupidor comum.

Outra dica é o uso de um pano de chão que pode ser pressionado como um desentupidor, porém deve-se tomar o cuidado de usar luvas e não pressionar demais para que o pano seja sugado pela pressão da água para a rede de esgoto, depois de liberado o trajeto da água.

Desentupidor por vedação

Existe atualmente no mercado, um produto que serve para desentupir vaso sanitário por sucção, porém sendo vedado na abertura superior e dando descarga, fazendo com que dessa forma o caminho seja liberado e a água escoada. 

Por possuir uma cola especial, fica firme no vaso e só é eficaz se bem aplicado e sem espaços para passagem de ar. Para uso básico, seu uso tem sido aprovado.

Detergente e água quente

Quando a obstrução é leve e apenas cause alguma preocupação, ou mesmo para manter o esgoto limpo, a utilização de detergente e água quente ou fervente pode ajudar bastante.

Em 1 litro de água quente ou fervente, utilize de 3 a 5 colheres de sopa de detergente e jogue na tubulação. É uma excelente alternativa em casos de entupimentos superficiais e para limpeza.

Vinagre e Bicarbonato de sódio

O Vinagre e Bicarbonato de Sódio são muito conhecidos como bons corrosivos para desobstruir vaso sanitário e ralos.

O vinagre possui ácidos que em conjunto com o poder corrosivo do bicarbonato de sódio, destrói gordura e dejetos que estiverem pelo caminho.

O vinagre mais utilizado é o de álcool e uma receita comum com meio copo de bicarbonato com meio copo de vinagre que deve ser colocado no vaso e deixado para agir por alguns minutos.

Para potencializar o poder de dissolução, aplique 1 copo cheio de água fervente.

Mangueira

Se a obstrução está tirando sua tranquilidade ao utilizar o banheiro, usar uma mangueira que sirva como um equipamento de hidrojateamento, pode ser muito eficiente para limpar e liberar o caminho para água. 

Para que a mangueira faça esse serviço com eficácia, é necessário ter uma pressão bem alta para que todos os dejetos pelo caminho sejam movidos e retirados do trajeto. 

Soda Cáustica

Também conhecido como diabo verde, este composto químico é poderoso para desobstruir vaso sanitário, porém não indicado para uso regular.

Soda Cáustica Desentupimento Saiba Tudo Antes de Usar

A Soda Cáustica pode ser eficiente quando o entupimento é superficial ou ainda que sério, não seja algo que esteja comprometendo a rede de esgoto por completo.

A Soda Cáustica pode formar um tipo de massa petrificada junto com a gordura, quando essa é lançada pelo ralo da cozinha de forma indiscriminada.

Quando isso acontece, o entupimento pode se tornar ainda mais sério, por isso não sendo a melhor indicação para nenhum tipo de entupimento. 

DESENTUPIDORA: A SOLUÇÃO PARA ENTUPIMENTOS DE VASO SANITÁRIO

Depois de todas as alternativas citadas, se caso o vaso continua com problema de entupimento, é hora de chamar um profissional que consiga desobstruir o vaso e até faça uma análise de todo esgoto, para prevenir entupimentos mais sérios.

Desentupidora Vaso Sanitário

Uma boa desentupidora em sua região oferece profissionais de qualidade que possuem conhecimento e usam equipamentos eficazes, para limpar e desentupir por completo qualquer vaso sanitário e toda uma rede de esgoto.

No caso de entupimento em seu vaso sanitário, solicite uma desentupidora de qualidade em sua região. Com condições de pagamento e agilidade no serviço, você terá muito mais tranquilidade e um serviço perfeito por muito mais tempo. 

Gostou de conhecer opções para desentupimento de vaso? Deixe sua opinião e confira mais posts aqui no blog.

Veja Também : 5 Dicas para Escolher Um Vaso Sanitário