Escolha uma Página
Saiba Como Escolher o Modelo Certo Ar Condicionado

Conteúdos

Saiba Como Escolher o Modelo Certo Ar Condicionado

Querendo comprar um ar condicionado e não sabe como escolher o modelo certo aqui vamos te ensinar a escolher o modelo certo de ar condicionado.

Ar Condicionado é um equipamento desejado por milhares de pessoas, que querem uma casa mais fresquinha, convidativa e confortável. Não é pra menos que hoje existem mais de 1,6 bilhões de unidades de ar condicionado instalado em lares pelo mundo, e até próximo a meados do século, serão mais de 5,6 bilhões de unidades.

Saiba Como Escolher o Modelo Certo Ar Condicionado

Na América Latina, apenas 8% dos lares possuem um aparelho de ar condicionado, mas no Brasil, mesmo com a crise econômica esse mercado continuou aquecido e não tem demonstrado queda, o que mostra que hoje o aparelho está mais acessível. 

A maioria dos modelos oferece apenas refrigeração, mas alguns possuem também ar quente, oferecendo para os dias frios, a oportunidade de continuar no conforto do lar numa temperatura mais suportável e gostosa.

Mas qual a melhor escolha dentre tantos modelos no mercado? Nesse artigo, confira quais os modelos de ar condicionados mais comuns no mercado e qual aquele perfeito para sua necessidade.

Ar Condicionado o que é?

Aparelho de resfriamento para ambientes, o ar condicionado é perfeito para manter a temperatura de casa e qualquer ambiente fechado mais agradável em épocas como verão e primavera. 

Ar Condicionado o que é

No início, o Ar Condicionado era mais comum em empresas e lojas, além de apartamentos, se tornando hoje um aparelho típico de residências por sua praticidade de uso, conforto e custo benefício que hoje gira em torno dos R$ 1.000,00.

O funcionamento do Ar Condicionado segue o mesmo conceito de uma geladeira comum, já que usa um fluido refrigerador que passa por mangueiras conhecidas por serpentinas.

Essa substância é composta por carbono, cloro e flúor com temperatura de menos 7 graus, se tornando em um composto gasoso que percorre a serpentina, absorvendo o calor do ambiente enquanto torna-o frio por conta de evaporadores e condensadores no aparelho.

Quais os benefícios de um Ar Condicionado?

Muito mais do que um aparelho para resfriar e dar conforto, o ar condicionado oferece alguns benefícios interessantes aos lares brasileiros:

Quais os benefícios de um Ar Condicionado

  • Mantêm os mosquitos longe– O ar condicionado mantém a temperatura constante e mais fria do ambiente, deixando mosquitos como pernilongos longe, já que eles gostam de ambientes quentes e úmidos;
  • Baixa umidade– O ar condicionado mantém a umidade do ar mais baixa ou a retira completamente, sendo bom em dias chuvosos por exemplo;
  • Combate a mofo e anti alérgico– O ar condicionado auxilia no combate ao mofo pois tem ação de tirar a umidade do ar e dessa forma, diminui o risco de alergênicos como fungos no ar;
  • Purificador de ar– O ar condicionado purifica o ar, principalmente quando está limpo e higienizado corretamente.

O aparelho de ar condicionado porém não possui somente pontos positivos. O aparelho precisa ser limpo com regularidade, já que filtro não trocado e sujo pode trazer mais problemas do que saúde para família. 

Outro ponto é quanto ao gasto de energia que sobe consideravelmente com o uso contínuo do ar condicionado. Especialistas acreditam que a conta possa chegar a ter um aumento de mais de 50%, por isso o indicado é que o uso do aparelho tenha cautela e a consciência do morador do aumento considerável de energia e seu custo.

Por fim a baixa umidade pode se tornar um problema, principalmente nas grandes cidades, onde a umidade geralmente é baixa. A dica nesses casos é ter sempre um umidificador ligado ou usar nos quartos bacia com água ou toalha molhada para manter o equilíbrio do ar. 

Qual ar condicionado comprar?

Antes de comprar um ar condicionado, é preciso entender qual o mais indicado para cada tipo de residência e tamanho, pois um muito grande e de alta capacidade em um apartamento pequeno, poderá oferecer custo alto de manutenção e energia.

Qual ar condicionado comprar

Para entender qual a melhor opção para sua necessidade, é preciso entender a medição da capacidade do equipamento para fazer a escolha certa. Em geral o ar condicionado possui medição de Unidade de Calor Britânica ou BTU, sendo que 1 BTU é a quantidade de calor necessário para garantir o resfriamento dentro do aparelho.

1 BTU equivale a 1.055 joules e uma tonelada de refrigeração é 12.000 BTU´s. Ou seja, um ar condicionado comum possui até 10.000 BTU´s, suficiente para ambientes de até 20 metros quadrados. 

Em média uma casa com 185 metros quadrados, precisará de um sistema de 5 toneladas (equivalente a 60.000 BTU) para resfriar os ambientes igualmente. 

Além disso, é importante observar o EER, Classificação de Eficiência Energética, ou seja, quanto mais potente ele resfria melhor e economiza mais energia, porém geralmente seu custo de compra é mais caro. Para ter o resultado, é preciso dividir a capacidade em BTU pelo consumo. 

Num exemplo simples, um ar condicionado de 10.000 BTU dividido por 1.200 watts (12.000/1.200= 8,3) terá em média 10,0 de Eficiência Energética e este aparelho será melhor qualidade e eficácia.

Quais os Tipos de Ar Condicionado?

O mercado de Ar condicionado mudou e cresceu nos últimos anos, e hoje possui uma variedade que atende todas as necessidades. Alguns dos mais comuns atualmente:

Ar Condicionado de Parede

Ar Condicionado de Parede

O Ar Condicionado de Parede é o mais conhecido e tradicional, indicado para uso em espaços pequenos como apartamentos. Dentre as opções é o mais barato e menos consumo de energia, e ótimo para prédios que não podem mexer na fachada. 

Ar Condicionado com Duto

Ar Condicionado com Duto

O Ar condicionado com Dutos é usado quando o uma condensadora leva refrigeração para vários dutos de evaporação. Pode ser necessário vários condicionadores e os dutos são elevados, presos ou embutidos no forro e teto, auxiliando e interligando ambientes.

Ar Condicionado Portátil

Ar Condicionado Portátil

O Ar Condicionado portátil, oferece a qualidade do Ar Condicionado convencional, mas pode ser levado para qualquer ambiente e oferece boa economia de energia.  

Ar Condicionado Split

Ar Condicionado Split

O Ar Condicionado Split são aparelhos mais modernos e de parede, dividido tendo a evaporadora e seu motor em duas partes separadas, ou seja, no ambiente fica a evaporadora, enquanto a condensadora fica fora, oferecendo menos barulho e com design mais bonito e clean.

Os modelos Split possuem vários tipos de variedades como o Split Piso/Teto instalado no teto ou chão e o de canto no teto, instalado nas laterais dos ambientes e que geralmente são indicados para locais de maior metragem e mais fluxo de pessoas. 

Split Quatro Lados

Split Quatro Lados

Split Piso/Teto

Split PisoTeto

Multisplit

Multisplit

Split Canto Teto

Split Canto Teto

Window Split

Window Split

Split Cassete

Split Cassete

Para escolher o melhor ar condicionado, a dica é buscar uma empresa e profissionais instalação ar condicionado que meçam seus ambientes e oriente de qual a melhor escolha para sua casa ficar ainda melhor.

Instadora Oficial das Melhores Marcas

dufriolgphilco Consul